domingo, 28 de abril de 2013

Games - Cyberbots: Full Metal Madness de 1994


Hayashi Yu
E ae pessoal!

Hoje lembrei de um jogo que fez muito sucesso nos Arcades e nos consoles da geração 32 bits (PSone e Saturn).
O jogo em questão é Cyberbots: Full Metal Madness de 1994.





Tudo bem que quem se lembrar desse jogo irá dizer que é mais um dos jogos da Capcom que se inspiraram em Street Fighter Alpha, porém ele tinha alguns diferenciais que empolgavam e nos prendiam na frente da tela. E a inspiração em seu desenvolvimento partiu de Armored Warriors, um jogo beat’n up da Capcom com os mesmos robôs do jogo (Blodia, Reptos, Fordy e Guldin) e o qual em breve iremos comentar.


Escolha seu piloto e faça sua história
No final do século 21, o planeta Terra está super habitado e assim começam a surgir as colônias espaciais como forma resolver esse problema. Mas as ações dos Earth Corps (exército principal da Terra) começam a ameaçar o equilíbrio da Terra e das colônias espaciais.

O interessante do jogo é que dependendo do personagem que for escolhido, a história terá um desenrolar diferente dos demais.
Jin Saotome é um dos protagonistas principais, o qual busca a verdade por trás da morte de seu pai, o que o levará aos segredos por trás das ações da Earth Corps.


De cima para baixo e da esquerda para a direita: Shade, Tessan e Chiyomaru, Gawaine, Mary, Bao & Mao, Jin, Arieta, Santana e Princesa Devilotte (com seus comparsas)




Além de Jin, há Arieta (vítima dos experimentos da Earth Corps) e os irmãos Bao e Mao (crianças que foram sequestradas e utilizadas em experimentos pela Earth Corps) que buscam a verdade sobre a Earth Corps. E contra as ações da Earth Corps, há a resistência representada por Chiyomaru Kagura e Tessan Hagane, ambos ex-membros da Earth Corps que descobriram sobre as experiências com seres humanos. O personagem Santana Laurence é um mercenário que vive da negociação das partes das Variant Armors, mas no passado lutou contra Shade.
Em contra partida há Gawaine Murdock (antigo capitão dos Earth Corps e amigo da família de Jin), a capitã Mary Miyabi (está em busca de Arieta e dos irmãos Bao & Mao, para serem entregue a Earth Corps) e Shade (amigo do pai de Jin que se ofereceu a Earth Corps como voluntário para ser cibernetizado).
A Princesa Devilotte de Death Satan IX é neutra em meio a guerra entre a resistência e os Earth Corps, mas busca se beneficiar através do roubo das partes das Variant Armors.





G.O.D. (Ganglions of Omniscient Disrupter)
         deseja eliminar os seres humanos







G.O.D. controlando Warlock é o último e mais difícil desafio!
Eu considero o jogo um dos mais lindos da Capcom, pois há cores vivas, movimentações muito rápidas e um controle bem simples e objetivo até na hora de fazer combos.



Da esquerda para a direita os 3 modelos de VAs: Blodia, Reptos, Fordy e Guldin


O Zero Gouki é apelão, mas diverte demais


As opções de Variant Armors são várias, mas sempre com as caraterísticas principais das unidades Blodia, Reptos, Fordy e Guldin; além das VAs especiais (Gaits, Super 8, Helion e Warlock).
A Variant Armor Zero Gouki (o Akuma de Street Fighter 2 em versão VA) é secreta, possuindo todos os golpes de Akuma e sendo jogável.






As músicas são empolgantes, os desenhos são muito bonitos, há a possibilidade de arrancar o braço do oponente e as cutscenes já ligam direto para a batalha. Os golpes especiais são destruidores e possuem um bom efeito visual.
Sem cutscenes demoradas, pois a luta não pode esperar

Se alguém deseja jogar sem os loadings das versões de PSone e Saturn, recomendo que procurem a versão arcade para o emulador CPS2, mas as diferenças entre as versões ficam realmente por conta dos efeitos visuais e o som.


Em Cyberbots não tem You Win, mas sim Target Destroyed!


E para aqueles que possuem o PS3, recomendo que procurem o jogo na PS Store (classics PSone), uma vez que ele não custa muito e é um bom jogo.
As outras referências a respeito de Cyberbots ficam por conta da participação de Jin Saotome e de seu AV Blodia em Marvel VS Capcom: Clash of Super Heroes (como personagem jogável), em Marvel VS Capcom 3 (como figurinistas no fundo de uma tela), em Tatsunoko VS Capcom (onde ele aparece pilotando o Blodia enquanto Santana conversa com o piloto de Lost Planet (no final de PTX-40A)) e em Tech Romancer de Dreamcast (como personagem oculto e selecionável). 

Jin lutando contra Morrigan em Marvel vs Capcom

E uma referência recente ficou por parte da aparição da Princesa Devilotte que aparece como um suporte em Project X Zone (do N3DS), apesar dela ter aparecido em Super Puzzle Fighter 2 Turbo (personagem secreta), Marvel VS Capcom (auxiliar em ataque) e em Tatsunoko VS Capcom (nos finais de Doronjo e Joe Condor).

Princesa Devilotte sempre roubando a
cena em outros jogos da Capcom
Cyberbots tornou-se em uma das séries que é referenciada sempre que pode, em algum crossover pela Capcom.
Para quem ama Mechas, vale a pena jogá-lo.







O jogo versão Arcade CPS2:

OBS: todos os direitos reservados aos seus respectivos donos!
O objetivo deste Blog é apenas discussão e divulgação, não desejando obter nenhum recurso sobre as obras mencionadas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acervo