sexta-feira, 10 de maio de 2013

Games/Anime - U.N. Squadron (Area 88 no Japão) de 1989.



Hayashi Yu
E ai pessoal!
Hoje irei postar sobre um dos jogos que foi uma das maiores sensações dos Arcades (CPS1) e do Snes (entrou inclusive para o Top 100 da IGN!).







                       U.N. Squadron (Area 88 no Japão) de 1989
                                                                                                                     



                                                                          




O jogo era para ser uma sequência do jogo Carrier Air Wing (o estilo é muito parecido (Side Scrolling Shooting Game)), mas seguiu a história do mangá e anime Area 88. 
U.N. Squadron (Area 88)
São poucas as diferenças, mas UN Squadron ficou mais famoso


Carrier Air Wing

A história conta as ações de um grupo de mercenários que realizam ações em várias partes do mundo, tendo como protagonista Shin Kazama que acaba sendo enganado e incluído em um grupo de pilotos veteranos de vários combates.
Ao iniciar o jogo há três pilotos a serem escolhidos e cada um deles com um específico tipo de avião, o que torna a jogabilidade bem diferenciada.                                     



São 3 pilotos e cada um com um diferencial

São eles:
Shin Kazama que pilota um F-20 Tigershark (um avião rápido e equilibrado para o ataque).
Mickey Simon, piloto do F-14 Tomcat (avião que possui tiros lentos, porém mais fortes).
E Greg Gates, o qual pilota um A-10 Thunderbolt (os disparos do avião são lentos e um pouco fracos, mas possuem um grande alcance).

As opções do Shop irão aumentando com o decorrer das missões

O interessante do jogo era que antes de começar uma missão, havia a possibilidade de comprar armas especiais ou itens específicos.
Haviam os tiros especiais que consumiam um limite, além dos tanques de energia extra (sim, tinha uma barra de life!) e os escudos.


O bombardeiro Stealth B2 Spirit é apenas um dos chefes a ser encarado

Mas o divertido do jogo era poder enfrentar aviões, helicópteros e tanques, alguns inclusive existem de verdade.
E todas as fases possuíam um chefe específico que necessitava de vários tiros para ser detonado, apesar de alguns (como a fortaleza) serem fáceis de serem destruídos rapidamente.
O UN Squadron pode ser encontrado em roms de Snes e de emulador CPS1.

Apesar das diferenças nos gráficos, a conversão para o Snes ficou muito boa



Os controles são bem simples, um tiro e um especial.
Os gráficos são muito bonitos (até mesmo a versão Snes está bem fiel a original), cutscenes rápidas, personagens legais, cores bem tranquilas e os efeitos de explosões são muito bacanas.


As cutscenes são simples e passam as informações das missões

A dificuldade do jogo é bem maior na versão do Snes, apesar da versão Arcade ser um verdadeiro comedor de créditos.
E porque recomendo ele? Bom, pelo simples fato de que ele é muito divertido por suas animações, exige uma boa percepção para se desviar de centenas de disparos na tela (mas nada como R-Type ehehehe), a música é razoável, mas vale pelas telas que são muito bem feitas.

Em algumas fases essa tela se torna literalmente confortante depois de tanto penar para passá-las

Um outro fato interessante é que os personagens esboçam reações quando os aviões são atingidos, algo muito raro em jogos da época.
O que acho interessante é que ainda existem pessoas que desconhecem que determinados jogos como o UN Squadron foram feitos pela Capcom, pensando sempre que ao falar de Capcom é sempre Street Fighter, os crossovers (séries como Marvel vs Capcom), Resident Evil, DMC e outros games mais atuais.
Mas é pensando em mostrar a todos (gamers das antigas e novos) que decidimos postar essas matérias sobre os jogos de Arcade da linha CPS.

O raro Soundtrack japonês do jogo

É graças a jogos como UN Squadron é que tivemos uma série de jogos diferenciados e outros com referências em suas jogabilidades ou no próprio contexto. O manga e o anime de Area 88 foram lançados nos anos 80 (incluindo 3 OVAs), porém uma nova versão da história foi lançada em 2004 (12 episódios). E apesar da história ser bem bacana, infelizmente tanto a versão clássica e nova de Area 88 não fizeram sucesso.




Versão clássica




Versão 2004

O anime Area 88 infelizmente não fez tanto sucesso quanto seu jogo, sendo praticamente desconhecido para muitos
Em breve colocaremos mais clássicos aqui, uma vez que a nossa intenção é a de valorizarmos esses jogos cada vez mais.
E aceitamos sugestões de jogos a serem comentados.
Agradeço mais uma vez pelo apoio dado a todos vocês ao nosso blog!
Uma ótima semana a todos!
                                     



                                       Versão Arcade:

                                   


                                         Versão Snes:


                                    


                                   O anime dos anos 80:

                                     



                                      Trailer do anime de 2004:
                                     

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O objetivo deste Blog é apenas discussão e divulgação, não desejando obter nenhum recurso sobre as obras mencionadas.


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